Loja Virtual

Cooperativa

Cooperativa Vinícola Garibaldi

//Vinícola

SUSTENTABILIDADE ALÉM DA PRODUÇÃO

 A Cooperativa Vinícola Garibaldi mantém princípios internos de sustentabilidade, crescendo de forma saudável junto a seus associados e colaboradores. Mas os consumidores também podem experimentar essa filosofia. Conheça um pouco mais sobre nossas linhas de produtos orgânicos e biodinâmicos:

 

 

Da Casa, linha de bebidas orgânicas

Enfrentando as dificuldades impostas pelos limites naturais e éticos em relação ao processo de produção orgânico, os agricultores acreditam na proposta de respeitar o ritmo da natureza e procurar o máximo de equilíbrio com a ela.

Na produção da uva orgânica, a adubação do parreiral consiste basicamente na utilização de produtos orgânicos como fosfatos naturais e adubação verde, o manejo do solo é controlado sem a utilização de agrotóxicos, apenas com a enxada, resgatando a cultura trazida pelos primeiros imigrantes italianos.

Os adubos químicos também são proibidos, ou seja, todo o material aplicado é de origem orgânica, preferencialmente reutilizando materiais encontrados ao redor da região de cultivo. Nos processos do parque fabril, a vinícola também não utiliza produtos químicos. A linha Da Casa conta com vinho tinto seco e suco de uva integral – ambos inspecionados e certificados (selo de conformidade da Ecocert e do Ministério da Agricultura).

 

Astral

A Cooperativa Vinícola Garibaldi potencializa a premissa de que a vida pode ser vivida em harmonia e inova ao lançar a primeira linha de espumantes e sucos biodinâmicos do Brasil com certificação internacional. Batizada de ‘Astral’, estreou no mercado com lote de espumantes numerados (apenas 700 garrafas do tipo Brut Champenoise) e suco de uva produzidos a partir de técnicas que respeitam o equilíbrio entre a natureza, o homem e o universo.

A agricultura biodinâmica foi desenvolvida a partir dos preceitos de Rudolf Steiner, em 1924, na região da atual Polônia. Ele utilizava a antroposofia para considerar a relação do homem com a natureza e buscar a prosperidade da agricultura – entendendo que, além da substância nutritiva, o alimento também oferece a vitalidade nele presente.

É importante destacar que os produtos biodinâmicos são obrigatoriamente orgânicos, sendo ainda mais restritivos quanto ao uso de agrotóxicos e insumos agrícolas. O grande diferencial está na busca pela harmonia entre os reinos humano, animal, vegetal e mineral, potencializada pela influência dos astros. Assim, os cuidados começam nos vinhedos, respeitando o ambiente; passando pelo zelo com as videiras e chegando ao processo de vinificação.

 

 

 

Nós acreditamos no futuro das próximas gerações

Produzir o melhor com respeito ao ecossistema e modo alinhado à demanda de consumo – essa parece ser a grande equação a ser resolvida pelos mais variados setores da produção atual. Na Cooperativa Vinícola Garibaldi, o ponto de equilíbrio encontrou força em sua tradicional relação com a terra e os associados, estando diretamente relacionado ao desenvolvimento econômico e material com o mínimo de agressão ao ambiente. Seguindo essa premissa, utilizamos recursos naturais de forma inteligente e responsável para que eles se mantenham no futuro e garantam o desenvolvimento sustentável da cooperativa e do planeta. Praticamos, portanto, os quatro pilares estratégicos das práticas sustentáveis:

 

   1. Ecologicamente corretos

- Nossos processos obedecem às normas do MAPA (utilizamos todos os insumos de forma consciente e operamos com um sistema produtivo totalmente adequado às diretrizes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

- Utilizamos a água de forma correta e consciente (além do uso racional, reaproveitamos cerca de 80% desse recurso em alguns processos).

- Painéis de energia solar auxiliam no aproveitamento de fontes renováveis.

- Utilizamos garrafas mais leves (elas chegam a ser até 22% menos pesadas do que garrafas comuns, assim geramos menos material e ocupamos menos energia nos processos e transporte).

- Gás natural como fonte de energia (a primeira vinícola do Brasil a utilizar esse tipo de energia limpa).

- Usamos materiais reciclados e recicláveis em nossas embalagens.

 

    2. Socialmente justos

- Por meio do associativismo, apostamos no capital humano (elemento estratégico na capacitação de conhecimentos baseados na educação e experiência dentro da agricultura familiar, voltada aos pequenos produtores).

- Remuneramos mais e melhor os cooperados (fortalecemos e estimulamos a produção agrícola com a vitivinicultura como foco principal da atividade econômica).

- Bonificamos produtores de orgânicos (incentivamos a produção sem uso de agrotóxicos, aumentando renda e qualidade de vida do produtor rural).

- Assistência técnica à disposição do produtor durante todo o ano.

 

   3. Culturalmente diverso (acolhemos pessoas de diferentes costumes, credos, e etnias – integrando e respeitando cada cultura prezando pelo desenvolvimento sustentável).

 

    4. Economicamente viável

- Investimos em tecnologia e capacitação.

- Ampliamos o market share em itens com foco em atuação no mercado, (sempre alinhados às novidades e tendências do mercado da uva e do vinho).

- Acreditamos na importância das premiações brasileiras e internacionais como reconhecimento da marca e qualidade dos produtos.

 

 

Quer falar com a Vinícola Garibaldi? Mande uma mensagem!

Loja Virtual
Fechar