Loja Virtual
//Blog

Dia da Pizza: comemore com um bom vinho para acompanhar

10 / Julho / 2019 Tags : #Notícias

Dia da Pizza: comemore com um bom vinho para acompanhar

Segundo dados da Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo, o Brasil produz um milhão de pizzas por dia.

 Ela tem uma massa fininha e crocante, coberta por muito, muito queijo quentinho e derretido, com uma infinidade de recheios que promovem uma verdadeira festa de sabores no paladar. Mais tentadora das gulodices, a pizza é tão querida pelos brasileiros que tem um dia inteirinho reservado em sua homenagem: 10 de julho, data instituída em 1985 para apreciar, sem moderação, esse ícone da gastronomia.

Além de pedir – ou preparar – suas variedades preferidas para celebrar a ocasião no melhor estilo, que tal incrementar a degustação com uma harmonização caprichada entre pizzas e vinhos? O enólogo Ricardo Morari, da Cooperativa Vinícola Garibaldi, compartilha dicas sobre como combinar esses dois protagonistas em uma experiência enogastronômica que é puro prazer. Aproveite para conhecer a nova linha de Vinhos Garibaldi, composta por um Chardonnay Terroir (safra 2019), um Merlot Reserva (safra 2018) e um Cabernet Sauvignon Reserva (safra 2018). Bom apetite!

 

  • Vinho Garibaldi Chardonnay Terroir (safra 2019): este vinho branco de caráter aromático intenso harmoniza perfeitamente com pizzas em que os queijos se destacam: quatro queijos, pizzas com molhos de gorgonzola, etc. Sua acidez marcante potencializa o sabor dos queijos. Marguerita também é uma boa opção, já que as ervas utilizadas nessa pizza irão destacar os aromas vegetais do vinho. Como opção de harmonização de pizza doce, uma boa pedida são as a base de frutas ou doce de leite, que destacam os aromas frutados do vinho branco.

 

  • Vinho Garibaldi Merlot Reserva (safra 2018): tende a harmonizar com facilidade com diversos sabores de pizza. A dica é escolher aquelas com carnes de sabor menos intenso, como filés, picanha e strogonoff. Com molhos menos condimentados, essas variedades deixam o caráter do vinho mais limpo, potencializando o paladar das carnes utilizadas no preparo das receitas. O Merlot possibilita, ainda, boa harmonização com pizza a base de chocolate e creme de leite, ganhando complexidade em conjunto com as notas de baunilha presentes no vinho.

 

  • Vinho Garibaldi Cabernet Sauvignon Reserva (safra 2018): a sugestão é harmonizar com carnes de sabor mais intenso, como presunto parma, lombos e queijos defumados, além de molhos mais condimentados, como mostarda e tomate seco, por exemplo. Vinho de sabor mais intenso, com notas de especiarias bastante tostadas, se sobressai ao sabor marcante das carnes e molhos. A harmonização com pizzas doces indica aquelas com doçura menos intensa, como as que utilizam predominantemente chocolate amargo ou meio amargo.
Compartilhe esse conteúdo:
Comentários

Quer falar com a Vinícola Garibaldi? Mande uma mensagem!

Loja Virtual
Fechar